"As pessoas querem perguntar sobre minha vida, mas se vocês simplesmente olharem para as coisas que eu escrevo, ai sim saberão de toda minha história." (Marilyn Manson)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CASA ARRUMADA

Recebi hoje um texto por e-mail que,
 confesso, não conhecia!!! 
Achei super gostoso,
 principalmente pelo fato de ter me identificado...


CASA ARRUMADA 

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação
e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas.
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida.
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso,
pelo abuso das refeições fartas,
que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto.
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos, netos, pros vizinhos.
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias.
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela.
E reconhecer nela o seu lugar.

(Carlos Drummond de Andrade)



Ao acabar de ler, me peguei olhando emocionada os detalhes ao meu redor. As lembranças foram invadindo a minha mente...pra tudo existe uma história a ser contada...fui tão longe!
Quem diria que daria tanto valor as diversas manchas do sofá que eu estou louca pra trocar. Calejado pelos tantos ''banhos'' que já levou: suco, leite, papinha de bebê...quantas e quantas vezes já fiz de tudo pra limpar...em vão!

E o meu vaso de cristal que trinquei sem querer ao trocar a água de um dos buquês de flores que ganhei do meu marido em seus momentos de puro romantismo...


Olhei pra minha mesinha de canto e lembrei do mármore que havia ali. No dia da mudança pra nossa atual casa ele se espatifou no chão. Mas foi um dia tão feliz pra nós que nem deu tempo de ficar triste..estávamos realizando o sonho de vir pra um lugar maior e melhor! Perderia 10 pedras daquela em troca dessa nova etapa em nossa vida! Não que nossa antiga casa fosse ruim, pelo contrário, era linda e fomos muito felizes lá.

Tão felizes que, no dia da mudança, depois de tirar a última caixa fui andar pelo apartamento vazio e me despedir de cada cantinho...me peguei chorando em frente a parede atrás da porta do quarto das crianças...ali estavam os rabiscos à caneta da evolução do crescimento dos meus 3 filhos...Tirei até uma foto com o celular que era o que eu tinha à mão: TAMANHO/DATA/IDADE. 

Falando da casa antiga, lembrei de uma marca no chão da sala que foi um dos maiores sustos que já levei. Ao colocarmos a nossa nova TV de 29 polegadas na estante ela tombou e caiu em cheio. BUM!!!
Quantos bons momentos já passamos em frente àquela televisão...muitas horas em família reunidos em seu redor! Caramba...até lápis de cera já tentei limpar daquela tela! Minha caçulinha de quase 3 aninhos testando seus dotes artísticos justo ali enquanto assistia Xuxa só para baixinhos!!!

E por aí vai...fui voltando no tempo...e voltando...e voltando...

Fiquei pequenininha de novo de volta aos meus quase 5 anos e me vi rodeada de vários brinquedos no meu quarto novo no dia que nos mudamos pra uma nova cidade, encontrei um ferrinho de passar roupa elétrico que, por ser pequenininho julguei ser meu e não exitei e colocá-lo na tomada. Ao ver que funcionava fiquei por horas à fio brincando de casinha. Em meio a tantos cantos a explorar na casa nova me esqueci dele ligado em cima do carpete novinho. Minha mãe e avó mantiveram segredo da enorme queimadura que ficou no local e que só foi descoberta pelo meu pai e avó no dia da nossa esperada mudança de volta para o nosso querido Rio de Janeiro!!!

São 36 anos até hoje muito bem vividos...tanto que adoro recordar! Minha alma agradece por habitar esse corpo tão repleto de marcas e recordações. Cicatrizes no joelho de vários tombos e corridas de kart, um galo eterno na testa depois de um baita tombo da rede, 3 cesáreas, 1 corte na barriga, outro na cabeça, uma ruguinha no canto da boca que se formou pelo vício de tanto sorrir e outras tantas na testa que surgiram de tanto fazer cara de má pros dissabores da vida, mas que serviram pra formar meu caráter e me transformar no que sou hoje! 



Enfim, procuro deixar sempre minha casa arrumada e perfumada. Amo receber pessoas queridas. Minha casa física é reflexo da minha casa espiritual. Não é linda de morrer, mas tem beleza. É importante ressaltar que existem marcas deixadas pelo tempo e que, é claro, podem ser restauradas. Vou fazendo uma manutenção aqui, outra ali, mas como estética não é o mais importante, prefiro investir em viver e curtir a vida ao lado da minha família e, sempre que possível, na companhia de amigos queridos. Sejam eles de pouco tempo ou de longa data. Não acho que essa nova casa será minha moradia definitiva, só peço à Deus que permita que a cada mudança eu tenha condições de receber cada vez mais e mais pessoas com muita sinceridade e alegria e que, caso deixem alguma marca, que seja uma marca que me remeta coisas boas!
Caso contrário, nada que uma boa mão de tinta não resolva!
 

LAR DOCE LAR!!!!

2 comentários:

  1. Nossa prima, emocionadíssima com seu belíssimo relato.Não tenho o dom da palavra assim como vc, mas lhe digo que és realmente uma pessoa pra lá de especial e merecedora de tudo que tens e do ser humano maravilhoso que você é. é por isso que TE AMO DE MONTÃO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda do meu coração!!!! Tb te amo e é por isso que amo quando vcs vem aqui!!!!
    Lembrei agora do ventilador quebrado no dia da visita dos príncipes, lembra? Hahahaha
    Uma delícia as marcas físicas que essas lindas almas deixam em nossas vidas!!!!
    AMO ISSO TUDO!!!! AMO VOCÊ E A NOSSA LINDA FAMÍLIA!!!!

    ResponderExcluir


...

myfreecopyright.com registered & protected